quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO

Animais sobrevivem a incríveis acidentes

09 de fevereiro de 2011

Por Leonardo Bezerra
em colaboração para a ANDA

Os animais são o máximo, não só com a alegria que trazem aos seus tutores como também em vários outros aspectos. Um ponto pouco falado é a resistência que tem os animais diante de acidentes e situações inusitadas de sobrevivência. O caso mais comum e visto pelas pessoas é quando algum cão sofre algum acidente causando quebra de uma perna ou pata. Ele anda com três pernas durante um tempo e aos poucos a quebradura por si mesmo sara deixando o bicho apenas um pouco torto. Outros há que saram dos piores ferimentos e muitos escapam dos mais incríveis acidentes.
Os animais às vezes enfrentam as mais complicadas situações. Há uns que enfiam a cabeça em vasos e recipientes e depois não conseguem tira-las. Outros sobem em locais incríveis e depois não conseguem descer. Há os esquecidos por seus tutores em algum lugar confinado. Há até mesmo o caso de uma gatinha que sobreviveu a uma viagem pelo Oceano Pacífico dentro de um navio. Para sobreviver teve que comer a mãe e filhotes que haviam morrido.
Acidentes famosos

Um caso que ninguém esquece foi o da gatinha Molly em Nova York, presa em meio a um prédio tombado como patrimônio histórico. Outra ficou 14 dias presas entre os encanamentos e a fiação elétrica, em uma parede. Os seus miados enlouqueceram os moradores do local. Para salvá-la, os bombeiros foram inclusive autorizados a destruir as paredes históricas de 157 anos. Um outro caso de resistência, também ocorrido nos Estados Unidos, foi quando uma mulher abriu a geladeira e deparou-se com uma pata que havia sido caçada por seu marido. Mesmo após ser mantido na geladeira por dois dias, o animal, ergueu o pescoço e olhou para a mulher. A pata foi levada imediatamente para um hospital veterinário, onde se concluiu que ela sobreviveu graças ao seu baixo metabolismo.
Aqui em São Paulo um dos casos que chamou a atenção foi o de um gato que foi esquecido por seus tutores no patamar da janela enquanto seus haviam saído para o revellon. Parece que o gato tem mesmo sete vidas, passam pelas situações mais incríveis e sobrevivem. Na Carolina do Sul, Estados Unidos, uma gata sobreviveu depois de cair de 24 metros de uma árvore sem sofrer ferimentos. Piper, a gata, estava presa na árvore já há oito dias quando um homem começou a subir para resgatá-la. A gata se assustou com a aproximação, e o galho em que estava quebrou.

Um caso que foi muito noticiado e visto pela TV aconteceu no início de 2007, um guaxinim “suicida” causou comoção nacional nos Estados Unidos. Assustado com o movimento dos carros, ele ficou pendurado em um viaduto rodoviário. Quem passava pelo local, chamou os bombeiros. Durante o resgate, ele se sentiu acuado e se jogou do viaduto. Ele aterrissou longe do colchão inflável que os bombeiros tinham instalado embaixo da ponte e, temendo que ele pulasse, o corpo do animal foi coberto por uma lona. Mas, segundos depois, uma surpresa: o guaxinim sobreviveu e saiu andando, debaixo de aplausos e aparentemente bem.
Ajuda aos animais

Para ajudar os animais que sobrevivem a acidentes, mas que ficam deficientes de alguns membros ou mesmo com partes do corpo paralisados, há toda uma indústria veterinária destinada à ajuda desses amigos. No passado quando essa indústria não existia, a palavra “sacrificar” era o terror dos tutores de animais. Diante de situações em que o animal não tinha mais condições de locomover-se isso era o inevitável.

Para a alegria daqueles que verdadeiramente amam seus animais há uma variada indústria de equipamentos destinados aos amigos animais. Esses equipamentos são feitos sob medidas e perfeitamente adaptados aos animais possibilitando-lhes levar uma vida saudável. Nos Estados Unidos há até associações para tutores desses animais e toda uma série de equipamentos e leituras sobre o assunto.
Aqui no Brasil não há ainda algo em escala industrial, mas é possível conseguir-se uma cadeira de rodas para um cão ou mesmo até fazê-la com o uso de materiais simples como tubos de pvc. Os interessados em montar rapidamente uma cadeirinha para algum cão que tenha perdido os movimentos nas patas de trás podem ver mais no site www.geocities.com/cadeiraderodasparacaes/pvc/htm, onde há a lista completa dos materiais e instruções de como fazê-la.
Para quem tem um animal e para aqueles que amam os animais e sabem perfeitamente que de animal eles só têm o nome, pois na realidade são vidas com todos os sentidos, saber da resistência dos animais é muito gratificante, ainda mais quando se encontra a cada dia que passa mais e mais pessoas juntando-se a grande corrente em defesa dos animais, essas vidas que de nenhuma forma devem ser esquecidas ou abandonadas.
Leonardo Bezerra é colaborador da ANDA e editor do blog Jornal Defesa dos Animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário