terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ANIMAIS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Voluntários cuidam dos animais vitimados pelas chuvas na serra fluminense


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O centro de operações montado na região serrana fluminense pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis, vem atendendo, desde o início das operações, no dia 27 de janeiro, de 15 a 20 animais por dia. A informação foi dada hoje (2) à Agência Brasil pela gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil, Rosangela Ribeiro.
Quatro equipes de voluntários, cada uma com cinco estudantes universitários e um veterinário, fazem visitas diárias a localidades atingidas pelas enxurradas para atender aos animais. Por meio de doações em dinheiro, a WSPA conseguiu comprar 13 toneladas de ração, sendo 12 toneladas de ração para cães e 1 tonelada para gatos, que estão sendo distribuídas às famílias carentes, de acordo com as necessidades de cada animal.
O atendimento dos voluntários, contudo, não se restringe aos animais domésticos, mas também a animais de grande porte, como cavalos, vacas e porcos.
No centro de operações estão armazenados alimentos, medicamentos veterinários e outros produtos destinados aos animais. Os animais feridos são tratados em hospitais veterinários e devolvidos aos donos. Os abandonados são recolhidos e encaminhados à adoção.
No próximo sábado (5), em atendimento à solicitação da Cruz Vermelha, será montado pela WSPA Brasil um posto de atendimento veterinário na Central de Abastecimento (Ceasa) de Nova Friburgo. Ali, os animais da região serão vacinados contra raiva e leptospirose e as famílias receberão pacotes de ração.
Nos primeiros dias após a tragédia, ocorrida entre 11 e 12 de janeiro, o número de voluntários era bem grande, disse Rosangela. “Hoje, as equipes de voluntários diminuíram 80%. No momento, as áreas que estão sendo abertas pela Defesa Civil estão precisando muito de atendimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário